Blog de Núbia

Senta aí, vamo trocar uma idéia!

4:07 PM

Dubitare

Postado por Núbia Ramalho |

Certeza é mesmo uma dádiva... Ou não.
Nunca tive tão pouca certeza das coisas como ultimamente.
Dúvida é um estado mental ou uma emoção entre acreditar e desacreditar. Ela é a incerteza ou desconfiança de um fato, uma ação, de uma asserção ou de uma decisão. Para que se estabeleça a dúvida em geral é necessário uma noção de realidade do fato em que existe a suspeita, e isto pode adiar a decisão de ações relevantes ao fato pois podem estar incorretas ou incompletas.Mas afinal, certeza pra que!? De que me adiantaria ser tão certa do que e quando fazer se a certeza não fosse certa!? Prefiro gozar plenamente o benefício da dúvida, por mais inquietante que tenha sido, afinal nenhum gozo é plácido, e se o fosse, não seria chamado gozo.
Ainda sem certeza, ainda assim desejando muito...
Vou me permitir ter dúvidas e deixar que os bons ventos me guiem... Salve Jorge!

4 Opinando:

Anônimo disse...

Como já me disseram(ou li?Não lembro) certa vez...
"A certeza é a ciência dos ignorantes."...
Nossa própria vida é tão incerta!x]

Kolin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kolin disse...

O caráter do que é evidente não é tão simples e tão boa tarefa de se compreender.
Mais se existe uma certeza então assim ela se firma, não creio que exista uma certeza incerta, podemos imaginar e ter “certeza” que não existe convicção, segurança plena e total da decisão. Prefiro acreditar na certeza indubitável, na certeza matemática.
Se um dia eu gozar plácido, pode me considerar morto.
Permita que o gozo seja desprovido de vestimentas, que seja nu; desnudo e que a dúvida seja da mesma forma. O intento da felicidade que é importante. Além de que o risco sempre nos matem vivo e a vacilação sobre a realidade de um fato. A hesitação pode ser mais caro que o erro...
Que os ventos sejam puros e agitados quando em vez para que possamos nos aquecer um ao lado do outro. Somar e multiplicar! Salve!

Kolin disse...

ha! eu descobre onde o eixo que o mundo não gira em torno. não lhe vi lá, mais vi as dúvidas.
furtarei as resposta e que logo estará em suas mãos.
trêmulas mãos rs

Subscribe