Blog de Núbia

Senta aí, vamo trocar uma idéia!

9:51 AM

Socializações e desocializações

Postado por Núbia Ramalho |

Desculpem o jejum...

Fim de ano vem sempre cheio de clichês, um deles é a onda de confraternizações, na família, empresa, escola, faculdade,prédio...

O objetivo nessas ocasiões geralmente eh integrar os sujeitos, tentar uma aproximação na maioria das vezes forçada. Eu não tenho nenhum problema com o Natal, pelo contrário, gosto muito(apesar de o fim do Natal, não ser propriamente o natal, mas não vamos entrar nessa conversa agora). Eu resolvi fazer esse post falando de confraternizaçõezinhas e afins por causa da contrafernização aqui do condomínio. Moro num prédio, onde os sujeitos são burgueses demais pra te dar um simples boa tarde, sinceramente, eu não sei nem o nome do meu vizinho de porta, os vizinhos que eu sei o nome devem ser os que eu não sou muito fã, e esse não é um traço só meu, diria que 90% deles também passam por isso. Sendo assim passamos o ano todo nesse pseudo convívio, sim, porque convivemos fisicamente, e só fisicamente. E aí, quando chega o Natal, eis que surge na porta da cozinha, minha afável vizinha, frequentadora assídua da paróquia da Vitória(uma dessas senhoras da high society, com meio quilo de laquê no cabelo) nos convidando para a "confraternização de fim de ano", mostra uma lista com vários ítens alimentícios natalinos e pede para a gente assinar, e bla bla bla... Esse ano a gente aqui fez greve de confraternização de condomínio, porque quando chegar dia 26 ninguém mais se lembra do nome do vizinho, nem que tem que dar boa tarde quando passa. Do mesmo jeito é com os amigos secretos da empresa, facul... Aff! É sempre na base da pseudo socialização, porque todo mundo vai, tá todo mundo alí, juntinho, cantando musiquinhas, bem vestido, comendo a vontade, todo mundo socializa, mas socializa no seu quadrado, eu socializo com meu amigo, meu namorado... Ninguém consegue socializar com o todo. Isso é ruim? Eu nem sei mais viu!?

5 Opinando:

Unknown disse...

Concordo em gênero, n° e grau contigo, sócia. A humanidade esqueceu o verdadeiro sentido do natal [se é que já existeiu alguma vez] e fica forçando uma harmonia inexistente somente nesse período, tudo vinculado ao capitalismo selvagem onde o TER é mais que o SER. Sinceramente, não consigo entender como é que alguém não se sente enojado estar em sua casa, assistindo um vídeo sobre as crianças que passam fome lá na África Sub-Saariana, fica compadecida com a situação delas, e quando acaba de ver o vídeo, vai à padaria mais próxima comprar um sunddae, e nem percebe que ao lado do portão de sua casa, também há alguém que passa fome...
Feliz Natal [?!?]

Lívia disse...

Man, teve um reggae no seu prédio e vc nem foi? que mole

Alan Brandão disse...

Isso e verdade...essas socializacoes forcadas sao bem frias mesmo sem nenhum sentido de socializacao real quase uma obrigacao
mas pelo menos eu tento ver esse tipo de confraternizacao como uma forma de as pessoas perderem um pouco dessa frieza nos seus respectivos espacos de convivio
deve ter algo de verdadeiro nesses encontros de mentirinha vc naum acha?

Isabela Cristina. disse...

O natal é o ápice da hipocrisia...
Não consigo mais entrar no clima natalino, perdeu toda a graça!
A única coisa boa nisso tudo é o panetone =D

Beijoo
;**

artur de Lima disse...

Adoroooo panetone!!!

Subscribe